Mariana Laurindo Stylist

Mariana Laurindo Stylist

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

ALIMENTAÇÃO IDEAL PARA CURTIR O CARNAVAL

O carnaval, festa popular brasileira, reconhecida mundialmente como tempo de alegria e samba no pé chegou!



Para curtir todos os momentos dessa folia evitando um mal estar que pode estragar a festa devemos redobrar a atenção com a alimentação.

Como despendemos mais energia nestes dias intensos (noites sem dormir, sol durante o dia, consumo de álcool, e a própria festa de rua, atrás dos trios elétricos, ou em clubes) precisamos nos "abastecer", nutrir o corpo, e se o ideal em nosso dia a dia é se alimentar de 3 em 3 horas, no carnaval não é diferente.

No entanto, para não faltar energia, nem ficar desconfortável com o estômago pesando, é importante equilibrar o cardápio dando preferência a refeições e lanches leves, ricos em frutas, legumes, cereais integrais e proteínas magras. A nutricionista Luma Damiani Rosso ressalta que "deve-se evitar o consumo de alimentos gordurosos e frituras para evitar o desconforto e avaliar os locais onde vai se fazer as refeições, até pelo calor o risco de intoxicação é bem comum nessa época".







Lembrando que a hidratação deve também receber uma atenção especial. Portanto NÃO ESQUECER DE BEBER ÁGUA. Além de estarmos no verão, perdemos muita água pelo suor durante a folia, e para quem consome bebida alcoólica que potencializa a desidratação no organismo, é interessante tomar um copo de água entre uma dose e outra. Além da água, sucos e chás também são válidos e procure ingerir água de coco ou um isotônico que vai repor os sais minerais e vitaminas eliminados pelo suor.




Outra ideia legal são as águas aromatizadas, que além de ficarem lindas, são super refrescantes!!!



Se não seguiu nossas dicas e acordou com a cabeça pesando, relembre-as e coloque-as em prática, pois alimentação leve e HIDRATAÇÃO também são imprescindíveis para a recuperação. 

Com a ajuda da nutricionista Luma Damiani Rosso, listamos alguns alimentos que se adequam muito bem nestes dias e um bônus, de uma receita de suco hidratante para ressaca do dia seguinte: 

CARBOIDRATO de fácil absorção: Batata Doce, Mandioca (Aipim), Açaí, Milho (Natural espiga), Pães Integrais, Granola e Cereais.

FRUTAS E VERDURAS: São ótimas fonte de fibras, água, portanto também ajudam a hidratar e açúcar (carboidrato) de fácil combustão.

MIX DE OLEAGINOSAS: Castanhas do pará/caju, Amendoim, Pistache, Nozes, Avelã, Amêndoas, etc.

PROTEÍNAS leves: Peixe, é uma ótima opção, Peito de Frango, Queijos Brancos e Iogurtes.








BÔNUS RECEITA SUCO HIDRATANTE:



Ingredientes:
01 Cenoura Crua Pequena;
04 rodelas finas de beterraba;
01 limão pequeno;
02 copos de suco de laranja (só o sumo);
01 litro de água de coco (gelada).

Modo de Preparo: Bata no liquidificador a cenoura, a beterraba, o limão e a água de coco. Depois acrescente o suco de laranja e bata rapidamente. Coe e sirva bem gelado!
Receita Disponível em: 
http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2013/02/nutricionista-da-receitas-de-sucos-para-evitar-ressaca-no-carnaval.html

Gostaria de agradecer a colaboração da nutricionista Luma Damiani Rosso CRN 2023 (Contato:lumadr@hotmail.com ou (48) 9913-2822) pelas dicas e esclarecimentos.

Agora é só abastecer a dispensa, colocar nossas dicas em prática e curtir a folia sem medo do mal estar! Ótimo Carnaval, aproveite, e se BEBER NÃO DIRIJA!

Beijos,
Mariana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário